20-NOV-2015

Barragem de São Gonçalo, em Catarina: parte dos pescadores param atividades, galhos e bancos de areia ressurgem devido ao baixo volume de água.

20 DE NOVEMBRO DE 2015
A Barragem Rivaldo de Carvalho, localizada na Vila São Gonçalo, a 20 km da sede do município de Catarina, com capacidade para armazenar 20 milhões de metros cúbicos de água, hoje acumula apenas 10% do total de sua capacidade, ou seja, 2 milhões de metros cúbicos. As 32 famílias de pescadores do município de Catarina que tiram seus sustentos da pesca estão com as atividades praticamente paradas devido ao baixo volume de água, bancos de areia que se formaram e galhos de árvores que estavam encobertos pelas águas ressurgiram, atraindo curiosos que não viam essa cena há mais de 20 anos. Devido a paralisação da pesca o Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, liberou três parcelas do Seguro Defeso no valor de 1 salário mínimo cada parcela para os pescadores associados na Colônia Z-53 deste município.

A Barragem Rivaldo de Carvalho abastece a cidade de Catarina através de uma adutora e no trecho de 20 km, foram implantados chafarizes e construídos vários sistemas de abastecimento de água que são interligados na rede da adutora para o abastecimento de água de varias comunidades.
Quatro carros-pipa da Defesa Civil e mais uma pipa do PAC/Município que fazem o abastecimento de água em todo município de Catarina, captam água na Estação de Tratamento da Cagece - ETA, da Vila São Gonçalo por meio de convênio da Prefeitura de Catarina e Cagece.

Desde que foi construída na década de 60, a Barragem Rivaldo de Carvalho, sempre teve suas comportas abertas liberando uma grande vazão de água para as outras comunidades deste município até a Barragem da Vila Figueiredo por meio de um canal, uma distância de aproximadamente 15 km.

Desde maio do ano passado que as comportas da barragem de São Gonçalo estão fechadas e a barragem da Vila Figueiredo secou completamente. As quase 200 famílias estão sendo atendidas através de adutora e carros-pipa.

Por - Diomar Araújo / Blog do Diomar Araujo
Fotos - Diomar Araújo e Subevam Silva.