22-FEV-2016

Autoridades municipais falam sobre o lançamento do Plano de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti em Catarina.

22 DE FEVEREIRO DE 2016
O Auditório da Secretaria de Saúde de Catarina ficou lotado na manhã da última quarta-feira, dia 3, durante o lançamento do Plano Municipal de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Em 2015 segundo informações do coordenador municipal de vigilância sanitária, Aglayrton Guedes, foram confirmados 140 casos de dengue no Município de Catarina. Para que os números de casos confirmados no ano passado não voltem a se repetir, a Prefeitura de Catarina e Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as demais secretarias municipais, escolas, associações, Cagece, imprensa e outros órgãos estão realizando uma verdadeira mobilização para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão do vírus da Dengue, Zica Virus e Chikungunya.

Representante de entidades do município de Catarina e do Estado do Ceará, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (3), no Auditório da Secretaria de Saúde do Município de Catarina para traçar planos e metas com o objetivo de combater a proliferação do mosquito da Dengue em Catarina. O ‘Plano de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti (mosquito da dengue)’ foi apresentado pela secretária de Saúde de Catarina, Dra. Valéria Rodrigues, secretária adjunta de Saúde, Dra. Fernanda Ribaisa e pelo médico veterinário e coordenador municipal de Endemias, Dr. Aglayrton Guedes.

Também fizeram o uso da palavra os vereadores Francisco Augusto, Guila Holanda e Antonio Carlos. A apresentação do ‘Plano de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti’ contou com as presenças dos secretários municipais, Ari Cosmo (Cultura), Dineudo (Juventude e Esporte) Elisvaldo Guedes (Educação) e Zé Martins (Desenvolvimento Agrário). O secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário, Elkeson Soares representou o prefeito municipal Rafael Paes de Andrade e a coordenadora do Cras de Catarina, Carolina Custodio representou a referida entidade e a primeira-dama, Dra. Érica de Lavor. Prefeito e primeira-dama município não puderam comparecer ao evento devido agenda de compromisso com secretários de estado.

A Cagece de Catarina foi representada pela gerente do escritório local, Roquelina Chaves Pessoa. Representantes da Cagece de Acopiara, Raphaelle Silva, Maria Gerlania, Laise Campo e Adyla Luara. Representantes do Conselho Tutelar, Arthur, Marcos e Joãozinho. Também estiveram presentes os agentes de saúde, agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, professores, diretores de escolas da rede municipal e estadual e outras entidades, presidentes e representantes de associações, maçonaria, igrejas e imprensa. Ao termino da apresentação do ‘Plano de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti (mosquito da dengue)’ uma comissão foi formada com dois representantes de cada entidade.